HISTÓRIA DA CÂMARA
 
História do Município de Indianópolis

A fundação do patrimônio de Indianópolis aconteceu por ocasião do loteamento iniciado no dia 12 de maio de 1955, pela colonizadora Cia. Melhoramentos Norte do Paraná. Em seguida, surgiram os primeiros povoadores: Benedito Batista de Rezende, Pedro Pereira Lima, Arnaldo Rodrigues Alves, Benedito José Barbosa, Joaquim Lavos André, José David de Oliveira, Felisberto Nunes Gonçalves, Anselmo Rodrigues, Antônio José Barão e outros bravos pioneiros que deram início à colonização do município de Indianópolis.

 

Criado pela Lei Estadual n.º 5496/67, de 02/02/1967, desmembrado do município-mãe, Rondon. A instalação da Prefeitura só aconteceu no dia 14 de dezembro de 1968, ocasião em que tomou posse o primeiro prefeito eleito, Sr. Waldemar Trevisan. O termo Indianópolis corresponde à junção de duas palavras polis do grego cidade e indiana, uma homenagem à existência remanescente de silvícolas, nos primórdios da colonização. Tanto que a maioria dos logradouros públicos, estradas municipais, rio, ribeirões, riachos são batizados com nomes indígenas, como por exemplos: Av. Xavantes, Tupinambás, Potiguares, Estrada Ipanema, Iapó, Timbaré, córrego Flamengo e etc.

 

A cafeicultura foi paulatinamente sendo substituída por outras atividades principalmente a pecuária e cana-de-açúcar, expulsando os agricultores da zona rural, provocando verdadeiro êxodo rural, de forma drástica, e o município foi perdendo população em potencial. Dos 12.155 habitantes existentes no censo de 1970, no censo de 4.212. Isso aconteceu devido à falência da cafeicultura predominante naquela época, com baixos preços do produto e o surgimento de pragas na lavoura que exigia investimentos cada vez maiores para subsistir, causando sua inviabilidade. Atualmente, a população se estabilizou em razão da predominância de atividades agrícolas mini fundiárias ligadas à agrosilvopastoris. Ainda persiste o cultivo de cafeeiro, porém em pequena escala. Indianópolis conta com 16 indústrias e no Comércio conta com 46 estabelecimentos.

 

O município de Indianópolis tem como principal característica de seu território, predominância de pequenas propriedades rurais, através desta peculiaridade, a exploração para atividades ligadas ao turismo no espaço rural. Indianópolis situa-se a Noroeste do Estado do Paraná, distante a 546 km da capital de Curitiba, 637 km do Porto de Paranaguá e 95 km do aeroporto, na cidade de Maringá. Sua altitude 23 47° Sul, Longitude: 52 41° Clima: Subtropical úmido Mesodérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 18ºC, sem estação seca definida).

 

Sua área é de 122,62 km² representando 0,06% do Estado, 0,02% da Região e 0,00% de todo o território brasileiro. Sua população de acordo com IBGE é de 4.257 habitantes. Seu índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,75. O aniversário do município é comemorado no dia 14 de dezembro.

 

Fonte: CASTILHO DUARTE, Antônio; DA SILVA, Carlos; BOEIRA, Eliseu; CUNHA CASTRO, Flávio; CITADIN, Jesué; OLIVEIRA FILHO, Nelson; CARDOSO, Pedro; GOMES, Silvio; Lideranças Políticas, Comunitárias e Empresariais, Criciúma/SC, Edição Fênix Editores Associados, 2010, pág. 107.

 

 
 
 

Horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

CAMARA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS
Praça Caramuru, nº 442
Cep 87235-000 - INDIANOPOLIS - Paraná
(044)3674-1314
camaraind@gmail.com